22. Januar 2021

Proibição do Tether (USDT) nos EUA?

Proibição do Tether (USDT) nos EUA? – A nova lei poderia proibir todas as moedas Stablecoins

As moedas estáveis são uma parte essencial do ecossistema criptográfico. Tether (USDT) lidera o caminho com uma capitalização de mercado de quase 20 bilhões de dólares americanos. As moedas estáveis são uma imagem digital das moedas fiat e tornam possível armazenar capital, mantendo o poder de compra. No entanto, um projeto de lei recentemente introduzido nos EUA poderia Bitcoin Trader agora levar a uma proibição geral das moedas de estanho.

Neste artigo respondemos às perguntas mais importantes da W: Quem apresentou o projeto de lei, qual é o assunto do projeto e quais as moedas Estáveis que seriam afetadas?

Proibição de cabos nos EUA? – A Lei Stablecoin

A base de nosso artigo é um comunicado de imprensa de 02 de dezembro, que foi publicado no website da Congressista norte-americana Rashida Tlaib. Ela afirma que a Congressista Tlaib, em colaboração com o Congressista Jesús „Chuy“ García e a Diretoria da Força Tarefa de Tecnologia Financeira, elaborou um projeto de lei para regulamentar as Moedas Estáveis.

A minuta é chamada The Stablecoin Tethering and Bank Licensing Enforcement (STABLE) Act. Todas as informações sobre o rascunho podem ser encontradas no link a seguir: Lei Estável.

De que trata a proposta de regulamento do Stablecoins?

Se a minuta se tornar uma lei real, o efeito pode ser descrito em uma frase: Todas as moedas Stablecoins, como o Tether, são então ilegais e, portanto, não permitidas nos EUA, desde que não tenham aprovação explícita de uma autoridade competente.

A redação exata é a seguinte:

É ilegal para qualquer pessoa emitir um Stablecoin ou um produto relacionado ao Stablecoin, prestar um serviço relacionado ao Stablecoin, ou se envolver em qualquer atividade comercial relacionada ao Stablecoin, incluindo a atividade envolvendo Stablecoins emitida por terceiros, sem o consentimento prévio e contínuo por escrito da Agência competente da Reserva Federal, da Corporação e da Assembléia de Governadores do Sistema da Reserva Federal“.

Em resumo, tal lei levaria diretamente à proibição das amarras e, é claro, afetaria outras moedas estáveis.

Lei Stablecoin para proteger a população?

A congressista Tlaib, que também é a autora do projeto de lei, comentou no Twitter sobre a Lei Stablecoin.

Ela orgulhosamente apresenta o projeto e quer proteger acima de tudo a parte da população que não tem acesso aos serviços financeiros regulamentados e, portanto, tem que usar as moedas Stablecoins.

A reação da cripto-comunidade é, portanto, negativa.

A Meltem Demirors of CoinShares, por exemplo, comentou o projeto de lei, salientando que as moedas criptográficas são projetadas para aqueles que estão excluídos do setor bancário tradicional. E são precisamente essas pessoas que as moedas criptográficas ajudam por causa de seu fácil acesso e baixos custos de transação.